segunda-feira, 6 de maio de 2013

Encontro de Mom's do dia 13 de abril de 2013

A irmã Rose, esposa do pastor Roberto Carlos da Silva, foi quem nos trouxe o estudo neste encontro. Agradecemos, querida irmã, pois sabemos que, mesmo não estando bem de saúde, atendeste prontamente ao nosso convite. Que Deus os abençoe ricamente!

Leitura Bíblica: 1Samuel 1: 1-8

Este texto fala sobre Ana, mãe de um dos maiores profetas do antigo testamento. Ana era casada com Elcana. Ela não podia ter filhos, e a outra esposa de Elcana, Penina, zombava de Ana por sua esterilidade. Todo os anos Elcana subia a Siló para adorar e sacrificar a Deus com sua família. E acontecia que, no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções do sacrifício a Penina e a todos os seus filhos e filhas, porém a Ana dava uma parte excelente, porquanto a amava muito. Ana, mesmo sendo mais amada pelo marido do que sua competidora, ainda assim vivia amargurada pois não podia ter filhos. Ela sabia que Deus a deixara estéril. A vida de Ana girava em torno dessa amargura. Por que temos uma perspectiva errada diante das dificuldades? Não é bom deixar que circunstâncias da vida e emoções interfiram em nosso relacionamento com Deus.  Que escolhas fazemos? Como deve ser a vida de oração de uma mulher que confia em Deus?  

Leitura Bíblica: 1Samuel 1: 9-19

À partir daí o texto começa a falar da mudança de atitude de Ana, ela mudou a perspectiva. Orou com fervor e fez um voto a Deus. Ela se entregou em sinceridade a Deus, orou e chorou abundantemente. Alí, naquele momento decidiu se alegrar com a vontade do Senhor, mesmo não sabendo qual seria essa vontade e fez um voto a Deus dizendo: "Senhor do Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos o dias da sua vida". Ela não disse que abandonaria o Senhor se Ele não a atendesse. Não disse que sua fé dependia de orações respondidas com um SIM de Deus. Ela disse que devolveria para Deus o presente que ela mais desejava. Deus sabia que ela ia cumprir com o voto que fez pois é o único que pode sondar nossos corações. Ela se sujeitou completamente à vontade de Deus e isso fez com que ela conseguisse ficar em paz à partir daquele momento. A palavra segue dizendo no verso 18: "e seu semblante já não era triste". 

Como vejo minha fé quando eu oro? É difícil orar com fé quando nos sentimos ineficazes (Ineficaz: Que não é eficaz; que não dá resultado; que é inútil.). Eis o segredo de orações respondidas: Quando me aprofundo em conhecer ao Deus que me criou, começo a entender que fui criado para Lhe fazer sorrir, para que minha vida traga louvor ao Seu Santo Nome. Se meu alvo é viver de maneira que glorifique o nome do Senhor, terei minha orações respondidas sempre, pois minha vontade vai estar alinhada com a vontade perfeita de Deus. Minhas petições a Deus não vão ser egoístas, não vão ir contra os planos de Deus na minha vida, nem na vida de outros. Não vou "olhar para o meu próprio umbigo". Vou buscar o bem comum. Vou edificar outros, vou levar pessoas a Cristo, vou estar ativa neste mundo de maneira saudável. Deus já sabe das minhas reais necessidades. Mas Ele diz que quer que peçamos o que precisamos pois isto nos torna dependentes de Deus e é o que Ele quer, um relacionamento de dependência com Ele. Mas também nos diz em 1Coríntios 6:12: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém". Deus não é autoritário, Ele simplesmente vê o que não vemos e sabe o que não sabemos.  

Leituras adicionais: Jeremias 33:3

Um comentário:

  1. Oieee bem!
    Parabéns pela iniciativa. Muito legal!
    Vai ser um sucesso com toda certeza.
    Tem que colocar ele como publico para ter seguidores. Qualquer coisa da um grito... Rsrsrs
    Beijo.

    ResponderExcluir

Translate