segunda-feira, 6 de maio de 2013

Encontro de Mom's do dia 13 de abril de 2013

A irmã Rose, esposa do pastor Roberto Carlos da Silva, foi quem nos trouxe o estudo neste encontro. Agradecemos, querida irmã, pois sabemos que, mesmo não estando bem de saúde, atendeste prontamente ao nosso convite. Que Deus os abençoe ricamente!

Leitura Bíblica: 1Samuel 1: 1-8

Este texto fala sobre Ana, mãe de um dos maiores profetas do antigo testamento. Ana era casada com Elcana. Ela não podia ter filhos, e a outra esposa de Elcana, Penina, zombava de Ana por sua esterilidade. Todo os anos Elcana subia a Siló para adorar e sacrificar a Deus com sua família. E acontecia que, no dia em que Elcana sacrificava, dava ele porções do sacrifício a Penina e a todos os seus filhos e filhas, porém a Ana dava uma parte excelente, porquanto a amava muito. Ana, mesmo sendo mais amada pelo marido do que sua competidora, ainda assim vivia amargurada pois não podia ter filhos. Ela sabia que Deus a deixara estéril. A vida de Ana girava em torno dessa amargura. Por que temos uma perspectiva errada diante das dificuldades? Não é bom deixar que circunstâncias da vida e emoções interfiram em nosso relacionamento com Deus.  Que escolhas fazemos? Como deve ser a vida de oração de uma mulher que confia em Deus?  

Leitura Bíblica: 1Samuel 1: 9-19

À partir daí o texto começa a falar da mudança de atitude de Ana, ela mudou a perspectiva. Orou com fervor e fez um voto a Deus. Ela se entregou em sinceridade a Deus, orou e chorou abundantemente. Alí, naquele momento decidiu se alegrar com a vontade do Senhor, mesmo não sabendo qual seria essa vontade e fez um voto a Deus dizendo: "Senhor do Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, mas à tua serva deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos o dias da sua vida". Ela não disse que abandonaria o Senhor se Ele não a atendesse. Não disse que sua fé dependia de orações respondidas com um SIM de Deus. Ela disse que devolveria para Deus o presente que ela mais desejava. Deus sabia que ela ia cumprir com o voto que fez pois é o único que pode sondar nossos corações. Ela se sujeitou completamente à vontade de Deus e isso fez com que ela conseguisse ficar em paz à partir daquele momento. A palavra segue dizendo no verso 18: "e seu semblante já não era triste". 

Como vejo minha fé quando eu oro? É difícil orar com fé quando nos sentimos ineficazes (Ineficaz: Que não é eficaz; que não dá resultado; que é inútil.). Eis o segredo de orações respondidas: Quando me aprofundo em conhecer ao Deus que me criou, começo a entender que fui criado para Lhe fazer sorrir, para que minha vida traga louvor ao Seu Santo Nome. Se meu alvo é viver de maneira que glorifique o nome do Senhor, terei minha orações respondidas sempre, pois minha vontade vai estar alinhada com a vontade perfeita de Deus. Minhas petições a Deus não vão ser egoístas, não vão ir contra os planos de Deus na minha vida, nem na vida de outros. Não vou "olhar para o meu próprio umbigo". Vou buscar o bem comum. Vou edificar outros, vou levar pessoas a Cristo, vou estar ativa neste mundo de maneira saudável. Deus já sabe das minhas reais necessidades. Mas Ele diz que quer que peçamos o que precisamos pois isto nos torna dependentes de Deus e é o que Ele quer, um relacionamento de dependência com Ele. Mas também nos diz em 1Coríntios 6:12: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convém". Deus não é autoritário, Ele simplesmente vê o que não vemos e sabe o que não sabemos.  

Leituras adicionais: Jeremias 33:3

Translate